» NEWSLETTER » 253 611 611 » SUPORTE
sistema de erp empis

O que são sistemas de ERP?

 

Cada vez os desafios empresariais são maiores e com a exigência nascem também soluções para lhe fazer face. Falamos de sistemas integrais que podem ser usados com múltiplos fins. Alavancando todas as ações da empresa nas mais diversas áreas internas e externas – sistemas de ERP

O que é ERP?

ERP, (enterprise resource plannig) refere-se a um tipo de software que as organizações utilizam para gerir as atividades empresariais do dia-a-dia.
Os sistemas de ERP são concebidos em torno de uma estrutura de dados única e definida. Normalmente, tem uma base de dados comum. Assim é assegurado que a informação utilizada em toda a empresa é padronizada e baseada em definições comuns. Estas bases centrais são depois interligadas com processos empresariais conduzidos por fluxos de trabalho entre os departamentos da empresa, sistemas de ligação e as pessoas que os utilizam. Simplificando, o ERP é o veículo para integrar pessoas, processos e tecnologias numa empresa moderna.

 

sistema de ERP

Porque é que os sistemas de ERP são tão importantes?

 

Os sistemas ERP ligam uma multiplicidade de processos empresariais e permitem o fluxo de dados entre eles. Ao recolher os dados transacionais partilhados de uma organização a partir de múltiplas fontes, os sistemas ERP eliminam a duplicação de dados e fornecem a integridade dos dados com uma única fonte de verdade.

Atualmente, os sistemas ERP são fundamentais para gerir milhares de empresas de todas as dimensões e em todas as áreas de negócio. Para estas empresas, os ERP são tão indispensáveis como a eletricidade que mantém as luzes acesas.

É impossível ignorar o impacto do ERP no mundo empresarial. A razão é simples: os dados e os processos empresariais estão incorporados nos sistemas ERP.
As empresas podem alinhar departamentos separados e melhorar os fluxos de trabalho. Isto resulta em poupanças significativas dos recursos, ou seja, uma otimização de eficiência.

Exemplos de benefícios empresariais específicos incluem:

• Melhoria da perceção empresarial a partir de informação em tempo real gerada por relatórios.
• Custos operacionais mais baixos através de processos empresariais racionalizados e melhores práticas.
• Colaboração reforçada dos utilizadores que partilham dados em contratos, requisições e ordens de compra.
• Melhoria da eficiência através de uma experiência comum do utilizador em muitas funções empresariais e processos empresariais bem definidos.
• Infraestruturas consistentes desde o back office até ao front office, com todas as atividades comerciais com o mesmo aspeto e sensação.
• Maiores taxas de adoção por parte do utilizador a partir de uma experiência e conceção comuns.
• Redução do risco através da melhoria da integridade dos dados e dos controlos financeiros.
• Custos operacionais e de gestão mais baixos através de sistemas uniformes e integrados.

Benefícios ERP

Os sistemas de ERP melhoram a eficiência e eficácia das empresas de várias maneiras. Ao integrar informação financeira num único sistema, os sistemas de ERP unificam os relatórios financeiros de uma organização.
Integram a gestão de encomendas, tornando o processo de encomendas, o fabrico, o inventário, a contabilidade e a distribuição um processo muito mais simples.
A maioria dos sistemas de ERP incluem também ferramentas de gestão de relações com os clientes (CRM). Para acompanhar as interações com os clientes, proporcionando assim uma visão mais profunda sobre o seu comportamento e necessidades.
Podem também padronizar e automatizar os processos de fabrico e de apoio. Podendo também unificar as aquisições nas diferentes unidades de negócio de uma organização.
Os sistemas de ERP podem também fornecer uma plataforma padronizada de RH para relatórios de tempo, acompanhamento de despesas, formação, correspondência de competências, e afins, e melhorar grandemente a capacidade de uma organização de apresentar os relatórios necessários para os regulamentos governamentais, através das finanças, RH e da cadeia de fornecimento.

O funcionamento adequado dos sistemas de ERP permite às empresas reduzir o tempo necessário para completar praticamente todos os processos empresariais. Também promovem a colaboração através de dados partilhados organizados em torno de definições de dados comuns, resultando em melhores tomadas de decisão. A padronização e simplificação que os sistemas de ERP oferecem resultam em menos estruturas rígidas, criando assim uma empresa mais ágil que se pode adaptar rapidamente ao mesmo tempo que aumenta o potencial de colaboração. Uma base de dados centralizada de sistemas de ERP, embora seja um alvo maior, é mais fácil de assegurar do que os dados espalhados por centenas de sistemas.

É importante

Ter em conta que o investimento feito num software de ERP deve ser considerado a longo-prazo. É uma solução que se vai efetivando com o passar do tempo. É necessária uma cuidada e pormenorizada implementação de todas as ferramentas no ambiente empresarial.